• Abigail Santos

SALVADOR | DIARIO DE VIAGEM


Tive a oportunidade de visitar Salvador por 4 vezes até o momento, mas, confesso que gostaria de ir muito mais. Não é tão longe de Alagoas e o voo é super rápido e tranquilo. Além de considerar a capital mais agitada e badalada do nosso Nordeste, a Bahia de todos os santos como é conhecida, tem também um riquíssimo acervo cultural e patrimonial.

Minha primeira ida, foi à acredito 12 anos atrás com minha turma da Universidade, numa viagem maravilhosa que durou alguns dias e em que fiz muitas amizades bacanas, pena não ter fotos digitalizadas para vocês. Já a última, foi mais recentemente e durou pouco mais de 72 horas, rs! Minhas duas últimas viagens à terrinha, foram super rápidas.

Chegando lá tive a oportunidade de conhecer o Zoológico da cidade, um lugar incrível repleto de área verde e com muitos animais, alguns já em extinção. É sem dúvida um passeio interessante, principalmente para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de visitar um Zoo. Eu recomendo!

O centro de Salvador é bastante frequentado pelos turistas, principalmente por ser lá aonde estão localizados o "Mercado Modelo" e o "Elevador Lacerda", dois lugares que certamente gostará de conhecer.

No Mercado é possível encontrar de tudo um pouco, principalmente o riquíssimo artesanato local, lá pude aderir as famosas "trancinhas" (não lembro o nome). Não lembro quanto custou a minha, mas, não foi tão cara e foi apenas uma bem simples.

É preciso ir pelo famoso "Elevador Lacerda" para chegar ao Centro histórico de Salvador. Quando fui a primeira vez, ficava imaginando esse "Elevador" com uma super vista para a cidade, mas, se trata de um elevador comum, você compra um ticket, para subir e é bem baratinho.

Na foto acima, estou apreciando a vista lá do alto, mas já do lado de fora do elevador. Ao chegar lá em cima, esteja atento, se aproximam alguns vendedores te empurrando fitinhas, supostamente gratuitas. Mas, é só não dar tanta atenção e seguir seu caminho, que tudo fica certo.

O soteropolitano é um povo gentil e muito animado, o sotaque deles é bem mais carregado que o nosso, porém senti como uma mistura do nosso nordestino com o sotaque do paulistano. Não sei se foi impressão, mas senti assim. Uma vez na parte alta, chegou a hora de explorar o Pelourinho e suas famosas ladeiras e casas centenárias, é impressionante como nesta cidade o presente e o passado caminham lado à lado.O Pelourinho é tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, lá você encontrará templos católicos, muitos casarões antigos e inúmeros terreiros de candomblé. A primeira capital do Brasil possui um acervo cultural riquíssimo e alguns museus. Além disso é possível assistir inúmeras apresentações culturais em suas praças públicas.Também encontramos shows e peças de teatros famosas pelo Brasil, com apresentações na cidade.

É sempre esplendoroso se aventurar por suas ruas, ladeiras e becos.

Além disso possui Shoppings Centers espalhados pela cidade,com várias lojas interessantes e restaurante com comida típica. Mas, fiquei encantada mesmo com a Livraria Cultura. Entrei na Cultura e queria morar lá dentro, é realmente maravilhoso, tanto, que sempre saio carregada de livros. Sinceramente o que amo nestas cidades maiores é justamente a facilidade de poder encontrar quase tudo o que se procura. Privilégio!

E então, animados para conhecer Salvador?

#DIARIODEVIAGENS

  • SPOTIFY
  • AMAZON

Copyright © 2017 por ABIGAIL SANTOS