• Abigail Santos

FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO | DIÁRIO DE VIAGEM


Alagoas é um pequeno estado, localizado no nordeste brasileiro. Banhado pelas águas quentinhas do Oceano Atlântico é também cortado por um dos rios mais importantes da América do Sul, o Rio São Francisco ou “Velho Chico”, como prefiram chamar. O rio nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e a partir daí passa pelos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe para finalmente desaguar no Oceano Atlântico (a chamada Foz do Velho Chico)

Sua belíssima Foz foi descoberta por Américo Vespúcio no dia 04 de outubro de 1501 e hoje, quero compartilhar com vocês um pouco do maravilhoso passeio que fiz a Foz do meu amado Rio São Francisco.

Saímos de Maceió rumo à Piaçabuçu já um pouco atrasados, por volta das 12hs e quando chegamos à cidade, pouco antes das 14h um barqueiro nos parou e perguntou se gostaríamos de fazer o passeio. Na cidade existe várias empresas que fazem este e outros passeios turísticos por lá, não fica difícil encontrar e você pode contratar os serviços, aqui mesmo da capital. Fechamos um barco apenas para nossa família, neste dia estávamos em 5 pessoas, mas, como já estavam encerrando e era baixa temporada, deu tudo certo.

No barco é possível comprar bebidas a comida é por conta do cliente. Mas, na Foz é possível encontrar várias barracas, claro, dependerá do horário que chegue por lá. A viagem de barco dura cerca de 40 minutos ou mais, sinceramente não lembro muito bem, o que é recompensador mesmo é a paisagem. Este é um passeio que deve ser feito não só por turistas de outros estados e regiões, mas, daqui também. Afinal, vivemos num lugar repleto de belezas naturais.

Antes de chegar a Foz é possível parar e apreciar as Dunas que ficam um pouco antes, o lugar é de uma beleza espetacular, de encher os olhos de qualquer viajante. O sol é escaldante, por isso, lembre-se de usar roupas com proteção, bonés, protetores solar e tomar bastante líquido. Tive a oportunidade de visitar a Foz em horários totalmente distintos e pude apreciar o passeio das duas maneiras, a vantagem do passeio pela manhã é o de justamente parar nas dunas e conhecer de perto, aquele mar de areia. Porém, o passeio a tarde apesar de apenas passarmos pelas dunas é recompensador pois, é possível observar o pôr do sol através das águas calmas e doces deste belo rio.

Gente, o passeio pela Foz do Rio São Francisco é espetacular e muito inspirador, as imagens enchem não apenas os olhos, mas o coração. Quer conhecer um lugar diferente nas suas férias? Que tal este cenário de filme e o melhor, pertinho de você.

Vocês já conhecem a Foz? Que tal compartilhar conosco as maravilhas deste lugar? \o/

**Fotos do meu arquivo pessoal de viagem, com logo do antigo blog.

#DIARIODEVIAGENS #AUTOCONHECIMENTO

  • SPOTIFY
  • AMAZON

Copyright © 2017 por ABIGAIL SANTOS