• Abigail Santos

APRENDENDO A DIZER NÃO!


Assertividade nunca foi meu forte. A pessoa assertiva é geralmente aquela que sabe se posicionar diante das situações, tem clareza e firmeza ao expressar sua opinião e geralmente não tem receio de dizer não, pois, sabe que um NÃO dito com convicção, valerá sempre mais que um SIM sem critério e sem vontade.

O post de hoje é sobre DIZER NÃO, por que será que temos receio desta palavra? Durante muito tempo, fui uma pessoa que dizia SIM em quase todas as situações, simplesmente por não ter coragem de expressar meus sentimentos verdadeiros, diante de algumas circunstâncias. Como incomoda viver assim, é difícil pois, nos colocamos numa posição de "coitadismo", no fundo, em muitos momentos o que eu mais queria era a coragem de falar NÃO honestamente.

Muitas vezes não dispomos de tempo e nem vontade de realizar o que nos é sugerido, mas como num ato de respeito ao próximo, ou de extrema bondade, apenas dizemos SIM. Vamos nos acostumando a apenas engolir sapo e a aceitar o que nos é "imposto", até que um dia explodimos de modo reativo (não é legal, mas pode acontecer). Ainda bem que a terra gira e chegará um determinado momento em que seremos forçados a aprender o NÃO. O mais interessante é que quando isso ocorre, a sensação é de que estamos errados e as pessoas nos fazem crer nisso, porém quando paramos e respiramos nos damos conta do quanto somos responsáveis pela nossa vida e que nossas verdades não são um erro. E tudo isso apenas com a palavra NÃO.

Hoje em dia, sou sincera (pelo menos, tenho tentado ser), não somente com os que estão ao meu redor, mas principalmente comigo. Aprendi que tentar agradar a todos é quase um suicídio, o melhor mesmo é ser honesto com quem somos de verdade. Dizer Não é libertador, te traz à cena como protagonista da sua própria vida e te dá a leveza de quem sabe que está agindo de acordo com seus valores e convicções. Isso, tem tudo a ver com assertividade.

O que acontece quando agimos sem assertividade é que deixamos de pensar no coletivo e pensamos apenas de maneira isolada. E você aí pensando que estava ajudando com seu sim, não é? Não! Muitas vezes o SIM sem critério, só nos faz "seguir a boiada" e não ajuda a ninguém.

Vale um lembrete, por favor, não vamos confundir DIZER NÃO e sinceridade com grosseria, ser grosseiro não vale a pena e nada tem a ver com ser assertivo. Quando somos rudes, estamos apenas agindo de forma reativa, sem clareza, sem firmeza e sem controle algum da situação.

Esse texto é apenas uma reflexão sobre minha própria experiência e desejo de coração que alimente o coração de vocês com força, determinação e acima de tudo bondade. Ser bom para mim hoje em dia é pensar com Ecologia, ouvi o termo no curso Vida Equilibrada, da Ju Goes e realmente acredito que pensar de maneira ecológica em todos os sentidos, só nos trará benefícios.

Lembrem-se de buscar internamente e em Deus a força e convicção necessários para aprender a dizer NÃO quando for preciso.

Gratidão!

#AUTOESTIMA #AUTOACEITAÇÃO #COACHING #desenvolvimentopessoal #FELICIDADE #despessoal

  • SPOTIFY
  • AMAZON

Copyright © 2017 por ABIGAIL SANTOS