• Abigail Santos

5 PASSOS PARA APRENDER ESPAÑOL - O IDIOMA DO MOMENTO


Para aprender um idioma estrangeiro, seja ele qual for é preciso praticar sempre. Com a língua espanhola não é diferente. Hoje compartilho com vocês 5 passos que me auxiliaram a adquirir fluência na língua espanhola, sem sair do país, apenas estudando em casa*.

Minha história com o idioma começou aos 11 anos de idade, quando depois de escutar uma canção em espanhol, interpretada por uma artista brasileira, comecei a me interessar por este universo. Foi então que comprei meu primeiro dicionário de Língua Espanhola e comecei a mergulhar neste mundo encantador que o espanhol nos proporciona.

Muitos brasileiros acreditam que pela similaridade com a língua portuguesa (ambas são línguas neolatinas)é muito mais fácil aprender espanhol que qualquer outro idioma. Não é bem assim, particularmente percebi ao longo dos meus anos aprendendo e ensinando o idioma, que assim como outros, o espanhol tem suas particularidades, por isso, não se engane, quando o assunto for língua espanhola é preciso que haja tanta dedicação quanto para aprender qualquer outra língua.

Vamos as dicas?!

  • Tenha um roteiro

Se você deseja mesmo aprender o idioma, tenha em mãos algo que te dê um direcionamento, para que você saiba por onde começar. Um exemplo seria adquirir uma gramática básica, não que você deva focar na gramática, mas certamente ela te dará um norte. Quando comprei meu pequeno dicionário de espanhol, percebi que ele acompanhava uma pequenina gramática,com o básico do idioma. Isto foi primordial para mim.

  • Escute muitas canções no idioma

Ouvir músicas em língua espanhola, irá te ajudar a memorizar palavras, mesmo que no momento não compreenda o significado, poderá recorrer ao dicionário espanhol-espanhol ou mesmo um espanhol-português, isso auxiliará na parte vocabular.

  • Estabeleça contato com pessoas que falem o idioma

Essa foi a parte do processo, que definitivamente mais me auxiliou na aprendizagem. Mesmo que não seja contato com nativos é importante estabelecer contato com outros interessados na aprendizagem do idioma, para que possam praticar juntos.

  • Praticar a conversação

Muita calma nessa hora, uma das coisas que percebo no ensino de idiomas e eu fazia o mesmo, era insistir para que o aluno falasse. No coletivo tudo bem praticar a oralidade, mas exigir que um aluno que está começando agora fale em público, pode gerar traumas e acarretar numa dificuldade ainda maior na aprendizagem. Por tanto, você deve sozinho praticar a conversação e falar quando se sentir preparado (mesmo que de fato, possa não estar). É importante que sinta tranquilidade e confiança para falar em público e com outras pessoas.

  • Procure pensar no idioma que está aprendendo

Essa parte é mais simples do que parece, ao assistir filmes, ouvir músicas ou mesmo observar alguém falando no idioma, não tente traduzir mentalmente, no início pode ser até necessário, mas procure "educar" o ouvido para não ficar pensando na tradução das palavras. Isso também te ajudará a ter mais cumplicidade com a língua que está aprendendo.

Excelente aprendizado!

*Aproveito para esclarecer que apesar de cursar Língua Espanhola na Universidade, entrei na instituição já com uma boa compreensão da língua e com o passar do tempo fui apenas aprimorando meu conhecimento com as dicas que ensinei aqui. Gratidão!

#desenvolvimentopessoal #idiomas #aprendizado #despessoal #dicasdeviagem

  • SPOTIFY
  • AMAZON

Copyright © 2017 por ABIGAIL SANTOS