• Abigail Santos

8 DICAS INFALÍVEIS PARA QUEM PLANEJA VIAJAR SOZINHO


Viajar é sempre maravilhoso, não importa se vamos sozinhos ou acompanhados. Eu, por exemplo, amo viajar e acredito que é sempre bom ter a companhia das pessoas que amamos para estes momentos de diversão, porém, também acho imprescindível vez ou outra tirar um tempo para nós mesmos, para caminharmos sozinhos, desfrutando da nossa própria companhia.

Esta atitude, além de estimular o autoconhecimento, ainda nos fortalece e nos faz parar e refletir sobre tudo a nossa volta.

Hoje quero compartilhar com vocês 8 dicas infalíveis para quem planeja viajar sozinho pela primeira vez:

  • 1. Comece pesquisando muito e escolha o melhor roteiro para o tipo de viagem que pretende fazer.

Na verdade esta é a primeira etapa do seu planejamento. Pesquise com base nos locais que tem vontade de conhecer e em seguida, escolha o melhor destino para sua viagem. Outra etapa importante é a escolha das datas, poderá fazer isso comparando preços de passagens aéreas em diferentes momentos do ano ou mês que pretende viajar.

  • 2. Faça todo o planejamento com bastante antecedência.

Aqui você dará continuidade ao seu planejamento e poderá utilizar aplicativos de notas ou mesmo planilhas, para organizar este processo. Insira data de início e término da viagem, vá incluindo os pontos turísticos locais que gostaria de visitar, restaurantes, museus, parques, shoppings, enfim, tudo o que pretende fazer durante a viagem. O planejamento te dará um direcionamento e organizará as ideias que estão em sua mente.

  • 3. Organize toda a documentação necessária e quanto pretende gastar nesta aventura.

A pior coisa do mundo é sentir que não está com tudo certo para viajar. Por tanto, deixe sua documentação organizada e se for uma viagem internacional, busque informações sobre quais os documentos que precisará levar consigo, além de ver sobre seguro viagem e vacinas. Outro fator importantíssimo é o dinheiro, deverá inserir em seu planejamento, quanto pretende gastar diariamente com alimentação e passeios (faça isso, com base nas pesquisas que já estará realizando sobre o local de destino). Inclua os gastos com transportes, hospedagens, alimentação, compras, deixe uma reserva para emergências. Temos sempre a opção de levar o dinheiro em cédulas, ou nos cartões de crédito, débito e pré-pago (este último para viagens internacionais). Elabore uma planilha de gastos para a viagem.

  • 4. Escolha que tipo de bagagem pretende levar para o destino escolhido.

Bagagens as vezes são um problema, levando-se em conta que estará sozinho, procure escolher malas mais funcionais e que te facilitem a vida durante os passeios. Pode ser um mochilão, mas para aqueles que não aguentariam um mochila pesada nas costas, pode pensar na possibilidade de utilizar bags menores, com rodas auxiliares e giro 360º. É importante também escolher looks funcionais e confortáveis, aqueles que você poderá repetir algumas vezes sem problemas. Aqui inclua também os equipamentos eletrônicos que levará consigo (lembrando que eles tem que estar sempre na bagagem de mão).

  • 5. Pesquise junto a sua operadora de telefonia móvel se será possível utilizar os serviços dela ou se precisará adquirir um chip pré- pago no local de destino.

Apesar de termos a facilidade do wifi, nem todos os locais disponibilizam rede aberta e como ninguém quer ficar incomunicável é bom verificar as possibilidades de telefonia com a sua própria operadora.

  • 6. Baixe em seu celular aplicativos de mapa, transporte e hospedagem do lugar que pretende conhecer.

Todas as cidades possuem seu próprio sistema de transporte urbano e algumas cidades oferecem aplicativos com horários e até com possibilidade de compra de passagens. Por isso, verifique se existe apps de taxi, trêm, metrô ou ônibus no destino escolhido. É possível baixar também aplicativos de hospedagem e mapa para não se perder durante o passeio.

  • 7. Trace rotas e tipo de transporte que precisará utilizar para passear pela localidade, se for possível deixe tudo comprado antes da viagem.

Eu aprendi a utilizar esta técnica e para mim sempre foi eficaz, me auxiliava a aproveitar melhor o tempo. Você já pode ir traçando as rotas que precisará fazer e que transportes poderá utilizar para ir do aeroporto ao seu hotel, do seu hotel aos pontos turísticos e etc. É possível utilizar o google maps para isso e depois é só tirar print e deixar salvo no celular ou imprimir e levar consigo. Utilizando os apps de transportes, ainda poderá deixar alguns tickets e passagens comprados com antecedência.

  • 8. Aproveite cada momento da sua aventura.

Por último, porém não menos importante. Aproveite cada momento da sua viagem, faça um DIÁRIO como os que compartilho aqui no Blog e se gostar da ideia compartilhe com o mundo suas aventuras. Caso contrário guarde consigo, pois, cada viagem sempre será única e especial.

..................................................................................................................................................

Espero que estas dicas façam sentido para vocês e que sirvam de incentivo para que possam seguir rumo ao destino escolhido.

Gratidão!

#VIAGENS #DIÁRIODEVIAGENS #VIAJANDOSOZINHO #FELICIDADE #BEMESTAR #despessoal #dicasdeviagem

  • SPOTIFY
  • AMAZON

Copyright © 2017 por ABIGAIL SANTOS